Fisiolab Semetra - Medicina e Segurança do Trabalho
Agende uma consulta ou exame
Telefone

Entre em contato

(42) 3225-5623

CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes NR-5) é composta por representantes do empregado, eleitos por voto secreto, e representantes do empregador, por ele designados, por meio de mandato com duração de um ano a partir da data de posse.

O número de membros da Comissão está previsto no dimensionamento do Quadro I da Norma Regulamentadora 5, de acordo com o grau de risco da empresa e o número de funcionários. Quando a empresa não se enquadrar no Quadro I, obrigatoriamente deverá designar um funcionário para participar anualmente do curso de CIPA.

O objetivo principal da CIPA é observar e relatar aos supervisores todas as condições de risco no ambiente de trabalho, solicitando medidas para eliminá-los ou neutralizá-los, a fim de proporcionar a preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores e todos os envolvidos.

Cabe a CIPA, em conjunto com os empregados, empregadores e Segurança do Trabalho, quando houver:

Realizar reuniões mensais com todos os membros da CIPA para discutir situações de riscos identificados;
Investigar os acidentes de trabalho;
Promover e divulgar a observância e o cumprimento quanto às normas de segurança;
Elaborar o mapa de riscos;
Realizar inspeções de segurança;
Promover anualmente a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT).
A CIPA não trabalha sozinha. Sua função é estabelecer uma relação de diálogo e conscientização entre a gerência e seus colaboradores, de forma participativa, promovendo sempre a melhoria nas condições de trabalho.